22 de ago. de 2018

Alunos do Clube de leitura do Colégio Estadual Felipe Cassiano de Várzea do Poço participaram da 3ª Feira Literária de Mucugê - Fligê 2018

A terceira edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), ocorrida neste domingo (19/08), serviu de palco para os estudantes da rede estadual de ensino apresentarem canções autorais, poemas, poesias, pinturas, desenhos, esculturas, álbuns e outras formas de expressão artística que revelam o olhar dos estudantes sobre diferentes temas ligados ao contexto territorial e cultural de onde vivem.


O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, também esteve em Mucugê, onde conferiu as apresentações e obras dos estudantes. “A Fligê é importante para a região, por incentivar a juventude a discutir o potencial de cada território, de cada localidade, sem perder a perspectiva de estabelecer uma relação com outros eixos literários.

As obras dos estudantes fazem parte de projetos artísticos e culturais desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Entre eles estão o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). A iniciativa tem o objetivo de agregar conhecimentos e disseminar os fazeres artísticos estudantis.

Esta edição Fligê tem como tema “Literatura e Resistência: a vida nos rastros da palavra". A Feira Literária também conta com mesas de conversa, encontros literários, leituras performadas, contação de estórias, oficinas e outros formatos artísticos.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Valéria Rios, do Colégio Estadual Felipe Cassiano, localizado em Várzea do Poço, ministrou a oficina "Imagens, Música e Literatura" para os estudantes participantes da Fligê. "Abordei sobre a geração selfie a partir das múltiplas linguagens do cotidiano e foi muito interessante dialogar com crianças e jovens de diferentes lugares da Bahia", revelou a educadora, que está à frente do Clube de Leitura do colégio "Livre-se".

Os alunos do Clube de leitura do Colégio Estadual Felipe Cassiano, acompanhados pelas professoras Gilda Paula, Ubaldina Lima e da Coordenadora do Livre-se, Valéria Rios, viajaram com apoio da Prefeitura Municipal de Várzea do Poço



Programação da 3ª Feira Literária de Mucugê - Fligê 2018

Um comentário: